



O livro "Espadas, Sabres, Adagas e Talins da Marinha Portuguesa" da autoria do Dr. Paulo Santos, surge depois da edição "Espadas e Sabres da Marinha Portuguesa" (2013), um levantamento exaustivo das armas brancas utilizadas pela Armada Portuguesa a partir do século XVIII, através uma pesquisa baseada em peças existentes – espalhadas por instituições públicas e colecções privadas – e de iconografia diversa. A sua leitura passará a ser obrigatória para todos aqueles que se interessam pela nossa história marítima, especialmente no que diz respeito a armamento e uniformes.
A presente obra, que a Comissão Cultural da Marinha em boa hora decidiu editar, conduz-nos numa renovada singradura através da evolução dos modelos das espadas navais; dos sabres de abordagem e das espadas de combate; das adagas navais; e das adagas, espadas de honra e espadas protocolares, bem como dos talins e cintos em uso na Marinha, desde finais do século XVIII até aos nossos dias.
Pela sua abrangência, rigor científico e cuidada apresentação, o livro "Espadas, Sabres, Adagas e Talins da Marinha Portuguesa" constitui-se como uma obra da referência, abarcando mais de quatro séculos da história da Marinha, e, consequentemente, do nosso País, em que estas armas passaram da utilização no combate corpo a corpo, no convés dos navios ou nos teatros em que a Marinha foi chamada a combater, para uma utilização simbólica em que ocasiões e atos protocolares e cerimoniais.
Este livro resulta de uma investigação dedicada e rigorosa, por parte do autor, contribuindo assim para o prestígio e para a divulgação da história e das tradições daquela que é uma das mais antigas Marinhas do mundo, a Marinha Portuguesa.
- Edição: 2019
- Páginas: 224
- Edição de Autor / Comissão Cultural de Marinha
- Capa Dura
Paulo Santos foi consultor na área da Política Regional Europeia. Fora do âmbito profissional, tem-se dedicado ao estudo da Iconografia, da Pintura de Marinha e da História naval em Portugal, do Século XVIII ao Século XX. Autor do livro “A Marinha, Lisboa e Tejo na Obra de João Pedroso” e de vários artigos sobre temas marítimos e navais portugueses publicados na Revista da Armada e na revista francesa Chasse-Marée. Na mesma colecção, é autor de: “O Botão de âncora da Marinha Portuguesa”, publicado em 2012. Neste momento prepara uma nova edição deste livro "Espadas e Sabres da Marinha Portuguesa" com mais conteúdos, mais peças que foram surgindo, fruto da sua investigação constante.
Tipo | |
Tipo | Livros |
Fabrico | |
País | Portugal |